Pular para o conteúdo principal

Notinha sobre a World Profitability Dashboard

Eu coloquei nos links do blog a World Profitability Dashboard, criada pela equipe do Deepankar Basu. Só vou falar duas coisinhas. 



Primeiro, em alguns países, existem dados desde o século XIX que podem ser usados pra calcular a taxa de lucro. Só que, em primeiro lugar, são poucos países e, mais importante, a taxa de lucro definida pelo critério marxista é a taxa de lucro média dos capitais e, em quase todos os casos, no século XIX os países ainda estavam no período da subordinação formal ao capital, ou seja, o capitalismo ainda não tinha se enraizado em toda a formação social. Na grande maioria, o campo continuou nas mãos de pequenos proprietários, em alguns casos até a metade do século XX, e o chamado setor de serviços ainda não era organizado de forma capitalista (ou seja, a medicina, a educação, os serviços públicos etc ainda não se organizavam através de empresas com trabalhadores assalariados sem controle sobre a gestão do próprio trabalho). Nessas condições, a produção de excedente nesses setores ainda não era o lucro extraído através da mais-valia. Por isso, também, não faz muito sentido comparar a lucratividade desse período com a do período registrado pela Dashboard, desde 1960. Durante esse período, a parte principal da produção da grande maioria dos países passou a ser abaixo de relações capitalistas e, a partir dos anos 90, com a absorção do campo stalinista, quase sem exceção (algumas regiões rurais na Índia e na África, principalmente).

E a forma de estimar o capital constante, através do estoque líquido de capital (os detalhes do cálculo estão na página da Dashboard) não é a melhor forma. É uma aproximação. O correto seria separar o capital usado na produção do capital que são propriedades e ativos financeiros, que não foram usados. Infelizmente, os sistemas de contas nacionais, que são a base pra construir esse tipo de estatísticas, seguem os conceitos da economia neoclássica, que coloca os dois na mesma categoria. Em algumas contas nacionais tem como fazer essa separação, porque tem uma divisão entre tipos de estoque de capital (máquinas, residencial etc) mas não existem dados da maioria dos países, ainda mais nessa escala de tempo. Então, aqui não é (e não tem como ser, uma medida exata do lucro gerado no mundo, e sim a tentativa de ver qual é a tendência da taxa internacionalmente. E, nesse aspecto, esses dados concordam com outras pesquisas e mostram que existe sim uma tendência à queda da taxa de lucro, mesmo que operando numa escala de décadas. 

Comentários