Pular para o conteúdo principal

A Opressão das Mulheres (Christophe Darmangeat)


https://drive.google.com/file/d/0B4Y02JkHP0qcdHgtNXRVM3RwRUxVV2NlSDBGUFhYdzJOUDFB/view?usp=drivesdk&resourcekey=0-w0gWMH0zCSVYQAWofYCyaA
Esse livreto foi escrito pelo antropológo marxista Christophe Darmangeat, para a divulgação das suas pesquisas, publicadas no livro Le Communisme primitif n´est plus ce qu'était - aux origines de l'oppression des femmes, de 2008.

A maioria dos marxistas no Brasil ainda defende a tese de Engels, de 1884, em A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, de que a opressão das mulheres nasceu junto com a propriedade privada. O meu objetivo ao traduzir essa obra é ajudar a mostrar que as descobertas da antropologia durante o século XX desmentem essa tese, e que o patriarcado é anterior e pode subsistir mesmo sem a propriedade privada, o que torna necessária a luta do movimento autônomo das mulheres, combinado com a luta pelo socialismo, para abolir todas as formas de dominação.

Para baixar o livreto, é só clicar na capa.  

Comentários

O+* disse…
Muito bom. Ao meu ver falta TB o desenvolvimento histórico do "estupro" para cobrir certas lacunas. Mas definitivamente um texto necessário.
Guilherme disse…
O link para o livro não está funcionando.
rodrigodoo disse…
Acertei aqui. Vê se funciona