Pular para o conteúdo principal

Algumas frases de Bayazid Al-Bastami


Gente,

estou postando essas frases porque a única coisa que eu vi em português sobre Al-Bastami foi um site esotérico e uma citação minha aqui do blog!

O sufismo é a corrente mística e panteísta do Islã, surgida na luta contra o legalismo e a contaminação com o poder na época do califado, e busca a lembrança (dhikr) da presença de Deus no mundo. Bayzaid Al-Bastami (804-87?) foi um dos primeiros a falar do estado de fana (aniquilação), em que a personalidade do místico se dissolve em Deus. Por causa disso, ele (e depois Mansur Al-Hallaj, que foi crucificado por isso) ficou conhecido por várias das suas frases que expressavam a unidade com Deus, que parecem blasfêmias para os que não entendem o seu significado. A "loucura" dessas frases foi o que motivou o apelido por que ele é conhecido até hoje, "O sufi bêbado":
  • "A Tua obediência a mim é mais que a minha obediência a Ti"
  • "Eu vi a Caaba dando voltas em torno de mim"
  • "Moisés desejou ver a Deus; Eu não desejo Vê-lo, Ele é que deseja me ver"
  • Estive com os piedosos e não progredi com eles. Estive com os guerreiros na jihad e não encontrei um único passo de progresso com eles. Então eu disse: Ó, Alá, qual é o caminho para Ti? E Alá disse: 'abandone a si mesmo e venha'"

Comentários