Trotsky nos infernos

A ideia da história eu tive junto com o Bochecha em 2007


Trotsky nos infernos

Depois de mais de setenta anos no inferno, pagando os seus muito pecados, o grande revolucionário russo Leon Trtosky foi chamado pelo Capiroto para ir à Sede do Inferno, no Nono Círculo.

Ali estavam os condenados que receberam as punições mais severas. Do lado do Pol Pot e do Hitler, Trotsky passou e viu Michel Pablo sendo obrigado a ler as Notas sobre Dialética, de Gerry Healy, ao lado de Karl Marx, que ouvia os discursos parlamentares do PCdoB e de Heloísa Helena. Espantado com tamanha violência, não percebeu quando o Canhoto na sua frente, secundado de dois anjos caídos. O Pé-Peludo começou a conversa grossamente:


- Você vai voltar para a Terra durante uma noite, desgraçado!

Trotsky não conseguiu imaginar o sentido daquilo. Ele estaria liberado? Iria reencarnar? Mal ele sabia que o Cabreúdo era muito mais dialético do que ele pensava...

Ele foi arrastado por cadeias invisíveis por toda a crosta terrestre, percebendo claramente que quem se movimenta sente as cadeias que o prendem. Os anjos caídos estavam contendo o riso, não por causa disso, mas por causa do que aguardava o Velho.

Então, ele chegou numa noite movimentada diante de um bar. Como ele não tinha nada a perder além dos seus grilhões, se soltou e foi parar numa mesa de plástico da Itaipava. O cara do bar olhou pra cara dele e falou:


- Tem uns caras falando de política ali na mesa do lado com um livro com a sua foto na capa! Igualzinho!

Não disposto a explicar o que estava acontecendo, chegou perto da mesa onde o pessoal saía e um cara terminava de arrumar as suas coisas para ir pra casa. Então, quando o cara ficou sozinho, ele perguntou baixinho:

- Camarada, você é comunista?

Ao que o cara, o Pablo, não o Michel, e sim o Pablo Henrique do PSTU, respondeu:


-Sim, companheiro! Que estranho, como você parece com o Trotsky!

- Não, sou eu mesmo! Eu voltei do além!

- Tá tranquilo, “Trotsky”, o que você quer?

-Não, é que eu tô vendo as coisas por aí, tudo tem um preço, ainda estamos na transição para o socialismo?

- Ah, ah, nunca ultrapassamos o capitalismo por aqui!


- Mas gente, a União Soviética continuou isolada? Mas como que ninguém ainda conseguiu derrubar a burocracia lá???

- Cara, a URSS já acabou faz uns vinte anos! O povo fez uma revolução pra derrubar a burocracia, a revolução foi vitoriosa, mas infelizmente o capitalismo foi restaurado! Tu é posadista? Tu acha que ainda existe União Soviética?

O coitado do Velho teve um pulo estranho no coração, sentou pediu uma água, respirou bem fundo:


- Eu juro que eu não sabia! Que tragédia de proporções mundiais! A Quarta Internacional não fez nada em relação a isso???

- Que Quarta Internacional, ela rachou em 1953 e vem rachando desde aquela época, hoje tem umas vinte ou trinta Quarta Internacionais.

-Mas pelo menos esses grupos bolchevique-leninistas estiveram na última trincheira defendendo a URSS, como eu tinha falado, não é???

- Não, a gente, a única corrente revolucionária internacional, estava lá, junto com o povo, em frente única com o Ietsin, apoiamos o fim da URSS, e a destruição do stalinismo. Mesmo com esse problema da restauração do capitalismo, o fim da URSS foi positivo para os trabalhadores!

Seria abusar demais da saúde de um velho, mesmo morto! Ele remorreu, e voltou para o inferno. Lá, ele compreendeu a astúcia da história do Inimigo: aquela punição era outro círculo do inferno. Trotsky largou até mesmo o seu posto como delegado sindical na caldeira do inferno, onde ele tinha lutado para aumentar o intervalo entre as torturas com fogo para 12 segundos, em vez de 10. Parou completamente de militar, quebrou e foi pra casa.

Moral da história: quantos trotskys já não devem ter quebrado nessa merda em que a gente tá!

Comentários

J.L.Tejo disse…
Ô Rodrigo, não sabia desse teu blog.

Que postagem pessimista. Mas isso do PSTU é isso mesmo; haja incoerência, desses morenistas.

Abraços,
rodrigodoo disse…
Tejo, esse blog tava meio parado, porque tinha uns caras chatos que tavam me fazendo escrever um monte de coisa pro blog deles. Agora eles maneiraram, e eu tive tempo de atualizar!

Leia, se gostar, divulga!
Elliott disse…
Até o PCR sabe que a restauração do capitalismo na URSS foi antes da queda do Muro e das revoluções do leste!
rodrigodoo disse…
É elliot, esse capitalismo com economia planificada e totalmente estatal é tão estranho quanto as revoluções dirigidas por setores pró-imperialistas e apoiadas pelos EUA e pelo Papa!

Agora o PSTU vai se escorar nos argumentos stalinistas do PCR (restauração em 1956 pelo Kruschev)?